Uma empresa torna-se mais inovadora por causa da sua capacidade de gerar inovação. Para aumentá-la, é preciso ver a inovação como um processo dividido nas seguintes etapas:
1) Geração de Ideias
2) Priorização de Ideias
3) Teste e validação de Ideias
4) Lançamento ideias
Apenas quando esse ciclo é completo que a ideia se transforma em inovação. Antes de entrar no processo, é importante entender que diferentes ideias geram demandas diferentes para sua organização.
Tipos de Ideias
No livro “Beyond The Idea”, Viajay Govindarajan e Chris Thrimble dividem a inovação em 3 tipos de ideias:
Modelo S: Inovações simples, que podem ser implementadas imediatamente com baixo custo e esforço, sem causar mudanças na equipe. Ao criar um programa de ideias, sua empresa irá aumentar exponencialmente as ideias implementadas por colaborador.
Modelo R: Inovações replicáveis são aquelas feitas dentro do P&D das empresas. Por exemplo, quando uma montadora lança um novo carro. Para gerar melhores inovações de modelo R, é importante que o P&D esteja conectado com novas tendências de consumo e trabalhe próximo ao Marketing e Vendas.
Modelo C: Esse é o modelo de inovação customizada. São novos modelos e precisam de expertises variadas. Essas inovações precisam ser separadas do dia-a-dia da empresa e contar com uma equipe dedicada. Esse modelo de inovação deve ser usada quando uma empresa física lança uma plataforma digital, por exemplo.
Veja mais detalhes nas figuras abaixo:
Imagens adaptadas do livro "The Other Side of Innovation"
Se você quiser se aprofundar nessa tipologia basta ler os livros “Beyond the Idea” ou “The Other Side of Innovation”.
A inovação como processo
Você quer implementar mais ideias mais rapidamente? Para isso, precisa enxergar a inovação como um processo, conforme a figura abaixo:
Cada etapa do processo de inovação tem suas particularidades e pode ser otimizado. As etapas são:
Etapa 1: Geração De Ideias
Essa etapa é composta de 3 atividades:
Identificação do Problemas: A identificação de problemas pode partir da perspectiva de clientes, de funcionários ou de outsiders. Ter uma cultura que incentive a comunicação de problemas é crítico para um bom processo de inovação.
Priorização do problemas: Os problemas prioritários são aqueles que impedem a empresa de entregar valor para seu cliente. Podem ser também problemas cuja solução leve à grandes oportunidades.
Levantamento de soluções: É importante gerar qualidade e quantidade de soluções. As sugestões podem surgir em workshops, programas de sugestões ou canais informais. É essencial conseguir capturar e agrupar as soluções.
A qualidade da etapa de geração de ideias é influenciada pelo treinamento dos colaboradores em habilidades relacionadas à estratégia e inovação. Também é produto da diversidade de pontos de vistas e da capacidade de compartilhar informações e colaborar.
Etapa 2: Priorização de ideias
A priorização de ideias precisa ser feita de maneira estruturada. Algumas empresas criam processos quinzenais para ideias simples e trimestrais para ideias mais complexas. É importante ter um processo que leve em conta a qualidade e velocidade das decisões. É importante contar com um especialista em inovação, como a PilarX, para estruturar esses processos usando rotinas e tecnologia adequada.
Etapa 3: Validação e teste de ideias
Ideias de novos modelos de negócio dependem de hipóteses sobre o mercado, cliente, competição e capacidade de execução. Antes de lançar uma ideia complexa, é importante validar e testar da forma mais barata e rápida possível. O modelo de Lean Startup se aplica muito bem para realizar o teste e validação
Etapa 4: Implementação de ideias
Uma vez que uma ideia for implementada, tenha certeza de que a equipe tenha pessoas com perfil e experiência adequados. Gerentes excelentes na gestão do dia-a-dia podem não se sair tão bem em novos projetos. O perfil para começar um novo negócio é diferente do perfil para sustentar o sucesso. Também certifique-se de dar tempo e recursos financeiros suficientes para garantir a implementação da ideia de forma adequada.
Outros Fatores
Existem também alguns fatores que influenciam o processo como um todo. Eles estão relacionados à cultura e à estratégia.
Uma cultura de inovação incentiva o trabalho em equipe, a tomada de riscos, a identificação de problemas e a ação. Ela é construída ao longo da história da empresa e determinada pela estrutura de poder e incentivos. Se as pessoas são incentivadas a resolver os problemas do dia a dia, jamais questionando os processos, farão exatamente isso.
A estratégia precisa ser simples, comunicada constantemente, e agregar conhecimentos diversos – tais como práticas de outras indústrias e tendências do exterior.
Lembre-se de revisar periodicamente sua estratégia e descartar iniciativas que não estão funcionando. Essa rotina ajuda sua empresa a liberar tempo e dinheiro para ideias mais promissoras.
Criar um processo estruturado para cada etapa do funil e criar métricas para monitorar o progresso é essencial para a melhoria contínua da sua capacidade de inovação.
Para saber mais sobre esse processo, baixe nosso e-book e aprenda como transformar sua empresa em uma máquina de inovação.
Fernando Alves é mestre em negócios (FT-MBA/2019) pela University of Southern California e bacharel em economia pela FGV. É o fundador da PilarX – consultoria de inovação e marketing.
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